quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pilates Para Crianças


Existem várias diferenças entre o modo de vida das crianças de ‘antigamente’ para as de hoje. Antes, até mesmo para as brincadeiras era necessário certo esforço físico — subir em árvores no esconde-esconde, jogar futebol em terrenos baldios, correr em carrinho de rolimã, queimada... Hoje, para a maioria, a diversão é dentro de casa ou apartamento; entenda-se televisão, computador e videogame. Sem contar com a agenda corrida de colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila. Isso tudo, além de estressar os pequenos ainda gera seqüelas na postura, entre outros problemas. Para tratar tudo isso, o Método Pilates pode ser uma poderosa ferramenta.
Método fortalece musculatura infantil e corrige problemas de postura gerados por excesso de peso das mochilas escolares e pela forma errada de sentar diante da tevê e do computador
Mas quando se fala em Pilates para crianças, uma das primeiras perguntas a vir nas mentes dos pais é: “Mas não é uma atividade muito puxada para meu filho? Não vai comprometer seu desenvolvimento?”

Segundo os especialistas, é justamente o contrário. O Pilates só tem a contribuir para o desenvolvimento das crianças, uma vez que além de fortalecer a musculatura para suportar a carga da mochila, corrige a postura, introduz à disciplina, concentração e ainda serve de canal para extravasar a energia típica da idade.

Pilates pode ser aplicado a partir dos quatro anos de idade, desde que em turmas específicas, só com crianças. Os exercícios são aplicados de forma lúdica, como uma brincadeira, com o objetivo de conquistar os pequenos alunos à pratica do método e assim corrigir não só os maus hábitos posturais motivados pelo peso da mochila, mas também pela forma relaxada de sentar diante da tevê, do computador e até mesmo na cadeira escolar.
O Pilates associa o esforço físico dos exercícios ao controle neuromuscular, gerando ganho de força e flexibilidade, e reorganização de ossos e músculos, sem falar em disciplina, concentração e uma maior consciência sobre os limites do próprio corpo.

“Fazemos aulas de solo, com bolas, elementos de recreação. E o foco da aula varia de acordo com cada idade”,
“A evolução é nítida. A flexibilidade é notada com o decorrer das aulas.”

Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pilates-para-criancas/142259

Nenhum comentário:

Postar um comentário